sábado, 17 de janeiro de 2009

Lutero e suas Teses

Ó Lutero, tu tivestes 95 teses - terrível! Mesmo assim, num sentido mais profundo, quanto mais teses, menos terrível. Este caso é muito mais terrível: há somente uma tese.

O cristianismo do Novo Testamento simplesmente não existe. Aqui não há nada para se reformar; o que tem de ser feito é pôr luz sobre uma ofensa criminal contra o cristianismo, prolongada durante séculos, perpretada por milhões (de forma mais ou menos culposa), pela qual eles buscaram astutamente, sob o pretexto de aperfeiçoar o cristianismo, colocar Deus para fora dele, e foram bem-sucedidos em tornar o cristianismo exatamente o oposto do que está no Novo Testamento.

Para que o cristianismo comum aqui no nosso país, o cristianismo oficial, possa ser verdadeiramente considerado como sendo algo sequer relacionado com o cristianismo do Novo Testamento, nós precisamos tornar conhecido, da forma mais honesta, aberta e solene possível, quão remoto ele está em relaçao ao cristianismo do Novo Testamento, e quão pouco isso pode ser chamado sequer de um esforço na direção de chegar mais perto do cristianismo do Novo Testamento.

Enquanto isso não for feito, enquanto nós fizermos de conta que não há nada errado, como se tudo estivesse certo e o que nós chamamos de "cristianismo" fosse mesmo o cristianismo do Novo Testamento, ou se realizamos truques cheios de artimanha para esconder a diferença, truques para manter a aparência de que isso é o cristianismo do Novo Testamento - enquanto essa ofensa criminosa cristã continuar, não pode haver qualquer questão sobre reforma, mas apenas sobre pôr luz sobre essa ofensa criminosa cristã.

Um comentário: