quinta-feira, 24 de setembro de 2009

"Crer" é crer no divino e no humano unidos em Cristo. Compreendê-Lo é compreender a vida Dele humanamente. Mas compreender a vida Dele humanamente está tão longe de ser algo mais do que simplesmente acreditar, ao ponto que signifca perdê-Lo caso não haja a fé adicional no divino-humano, pois Sua vida é o que é somente pela fé. Eu posso entender a mim mesmo por crer. Eu posso entender a mim mesmo por crer, apesar de que eu possa compreender adicionalmente, num relativo mal-entendido, o aspecto humano dessa vida: mas compreender a fé ou compreender Cristo, eu não posso. Ao contrário, eu posso entender que ser capaz de compreender a vida Dele em cada aspecto é o mal-entendido mais absoluto e mais blasfemo.

Fonte: "Dois Ensaios Ético-Religiosos: Um Ser Humano Tem o Direito de se Deixar ser Morto pela Verdade?" (1849)

Nenhum comentário:

Postar um comentário