segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Cuspiram em Jesus

"Quando eu era uma criança, eu fui ensinado que cuspiram em Jesus. Agora eu sou uma pobre e humilde pessoa, um pecador, então esse ensinamento vai descer mais facilmente. Esse, como você pode ver, é o silogismo cristão, e não o nonsense sacerdotal que diz: "seja bom, amigável e altruísta, e as pessoas te amarão - pois Cristo, que era amor, for amado pelos homens..."

Na eternidade, não há ninguém que será julgado tão severamente quanto esses sacerdotes profissionais. Eles são, do ponto de vista da eternidade, o que as prostitutas são na temporalidade."

Fonte: Diário de Kierkegaard (1848)

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O homem espiritual e a multidão

"O homem espiritual difere de nós, homens, por ser capaz de suportar o isolamento, sua posição como homem espiritual é proporcional à sua força em suportar o isolamento, enquanto nós homens estamos constantemente em necessidade de 'outros', a multidão; nós morremos, ou nos desesperamos, se não somos reassegurados por estar no meio da multidão, por ter a mesma opinião que a multidão."

Fonte: Ataque à "Cristandade" (1854)

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A Vingança

"Todo mundo se vinga nesse mundo. Minha vingança consiste em suportar meu sofrimento e minha agonia guardados profundamente dentro de mim, enquanto meu riso entretem a todos. Se eu vejo alguém sofrer, eu ofereço a ele minha simpatia, consolo-o da melhor forma que posso, e ouço a ele calmamente enquanto ele me assegura de que eu sou afortunado. Se eu apenas conseguir manter esse ritmo até o dia de morrer, eu terei tido minha vingança."

Fonte: Diários (1837)